Institucional Colunas Projetos Promoções Fidelização Fale Conosco

Acontece

Agenda

Empresas e Serviços

Lista de Profissionais

Dicas e Sugestões

Eventos

Novidades

Links

Tabela de Preço

 

Artigos

Colunistas

Notícias

Parceiros

Fórum
 

Galeria de Fotos

Vídeos

Downloads

Imprensa

 






Colunas

Postado por:Saritta Gonçalves
-

Postado por:Karina Christofaro Belmar
-

Postado por:Daniel Bogas
-

Postado por:Carolina Villaça
-

Postado por:Peloggia
-
Compartilhe:
Profissional: Saritta Gonçalves

11/08/2016 - A importância da ergonomia na arquitetura

A arquitetura está diretamente ligada ao modo em que o corpo compõe o ambiente, seja na escola, no trabalho ou em nosso lar, pois o homem é a unidade e o objeto de medida.


Para que haja uma adequação do corpo e do espaço de viver é empregado o estudo da ergonomia aplicada ao mobiliário e a sua disposição no ambiente, o estudo é fundamental para a funcionalidade do espaço e a qualidade de vida.

A ergonomia estuda a adaptação do ambiente às medidas do corpo humano, na qual as capacidades e as limitações físicas são estudadas em diferentes situações para que se obtenha como resultado o conforto, estando presente no planejamento de um espaço para que o usuário tenha bem estar e saúde no uso do espaço.

As medidas estudadas devem ser empregadas corretamente no projeto de arquitetura e design para que o corpo não sofra alterações físicas por não encontrar um espaço adequado as suas dimensões. Todos mobiliários são projetado de acordo com as medidas do homem, assim como o espaço de circulação e a planta baixa da edificação.

A sensação que se tem em espaços projetados com ergonomia adequada é de conforto, seja na mesa de trabalho ou na mesa de jantar, lembrando que a concepção do espaço é fundamental para que se tenha iluminação, ventilação e o layout empregado de acordo com a função do espaço e sua utilidade.

O projeto de arquitetura sofre alterações de acordo com cada usuário e função, mais a ergonomia não deve deixar de ser empregada de acordo com as adaptações ao número de usuários e de espaços diferentes.
Abaixo um exemplo de uma cozinha com ergonomia adequada ao usuário:

 

Saritta Gonçalves
Arquiteta
(12)99634-4001
sms.gonc@gmail.com

 



Últimas Colunas: