Institucional Colunas Projetos Promoções Fidelização Fale Conosco

Acontece

Agenda

Empresas e Serviços

Lista de Profissionais

Dicas e Sugestões

Eventos

Novidades

Links

Tabela de Preço

 

Artigos

Colunistas

Notícias

Parceiros

Fórum
 

Galeria de Fotos

Vídeos

Downloads

Imprensa

 






Colunas

Postado por:Saritta Gonçalves
-

Postado por:Karina Christofaro Belmar
-

Postado por:Daniel Bogas
-

Postado por:Carolina Villaça
-

Postado por:Peloggia
-
Compartilhe:
Profissional: Carolina Villaça

06/10/2015 - QUARTO INFANTIL COM DECORAÇÃO MONTESSORIANA, ESCLARECIMENTOS E DICAS!

 

No mês dedicado às crianças, a decoração do quarto infantil não poderia ficar fora dos nossos temas. Você já ouviu falar em quarto montessoriano?! Maria Montessori foi a primeira mulher da Itália diplomada em medicina, ela também era educadora e desenvolveu, no início do século passado, o Método Montessori –  um sistema que propõe a criação de ambientes de aprendizado mais criativos e estimulantes para o desenvolvimento infantil (existem várias escolas que seguem essa pedagogia de ensino). 


 
Dentro desta filosofia usamos a decoração para tornar o quarto infantil um ambiente capaz de promover o desenvolvimento, a liberdade e a autonomia das crianças, para que elas cresçam com mais independência. Sendo assim um quarto montessoriano é estruturado de acordo com a ótica das crianças, não a dos adultos. Entretanto o monitoramento não é dispensado, todo cuidado e zelo com os pequenos continua presente.

 
Geralmente a disposição das camas é bem baixa, e muitas vezes é utilizado apenas o colchão mesmo. Livros, brinquedos e roupas ficam ao alcance dos pequenos. Quadrinhos, adesivos e espelhos são fixados no campo de visão das crianças. Tapetes coloridos, almofadas e cabaninhas formam cantinhos capazes de estimular bastante o desenvolvimento. Já as tomadas e os objetos pontiagudos devem ser mantidos fora do alcance das crianças. 

Em suma a decoração é mais simplista, com poucos brinquedos em esquema de rodízio, para que a criança possa explorar cada objeto e desenvolver a concentração. Ao aliar o Método Montessori à decoração, tornamos o quarto das crianças um ambiente altamente rico e estimulante. Assim os pequenos são capazes de aprender sozinhos por meio de suas próprias experiências, desenvolvendo-se de forma criativa, espontânea e saudável. 
 
 



Últimas Colunas: